História do Bordado

História do Bordado

Introdução


O Bordado é a arte da decoração de tecidos por costura de desenhos utilizando linhas e uma agulha. Por vezes, outros materiais, como tiras metálicas, pedras preciosas, semi-preciosas e lantejoulas são utilizadas para acrescentar riqueza a esta técnica de costura decorativa.

O Bordado à mão envolve a costura manual dos desenhos no tecido.
Este processo é demorado e penoso, mas produz resultados surpreendentes.

A História do Bordado

A utilização do bordado como forma de decoração existe desde que o homem começou a usar as primeiras formas de roupa, os desenhos bordados eram o resultado de um trabalho árduo e dedicação extrema na tentativa de obter uma decoração distinta.
Os vestígios do Bordados remontam à Idade do Ferro.

A história do Bordado teve início quando o homem primitivo descobriu que poderia usar fios para juntar pedaços de pele para fazer roupas, como processo natural de aprendizagem, também descobriu que o mesmo fio poderia ser utilizado para fazer padrões decorativos sobre as roupas. O passo seguinte foi a adição de outros materiais tais como pedras e ossos a este processo.
Vários exemplos de belos bordados e prova de um excelente trabalho das civilizações antigas ainda sobrevivem até hoje. As amostras podem ser encontradas desde o Antigo Egipto, China, Pérsia, Índia e Inglaterra.
Cada país tem seu próprio estilo distinto de bordar, que incorpora a cultura e imagens da sua história e da sua tradição. (Bordado Grécia Antiga)

Os Bordados também foram considerados um símbolo de riqueza e poder.
Muitas cenas da história são frequentemente retratadas em tecidos bordados - um poderoso e magnifico exemplo é o "Bayeux Tapestry". Com 231 metros de comprimento que retrata a Batalha de Hastings em 1066.
(Bayeux Tapestry)

Revolução Industrial e o Bordado

A descoberta do tear industrial revolucionou a indústria dos bordados.
Em 1800, Josué Heilmann trabalhou na concepção de uma máquina de costura.
Isto revolucionou a indústria e iniciou uma cadeia de acontecimentos que conduziram ao desenvolvimento das máquinas de costura na década de 1860 e à invenção dos teares de bordar alimentados à mão em 1870.

O Bordado Hoje

O Bordado à máquina cresceu com altos e baixos. Os Computadores vieram transformar a industria e tornar o processo mais fácil e ágil para a produção em massa dos desenhos bordados.

Conclusão

Os Bordados como forma de arte têm ajudado a nossa civilização a tornar-se mais conscientes da beleza criada por uma agulha e uma linha.
Desenhos Intrincados, padrões coloridos, complexos e brilhantes têm acrescentado uma beleza própria aos tecidos, acrescentando valor à sua utilidade.